Os 7 perigos das ‘dietas de choque’!
Os 7 perigos das ‘dietas de choque’! Não recorra a ‘dietas de choque’ dizendo “Eu ganhei muito peso, preciso perdê-lo rapidamente”. Dietas de choque, que geralmente são baseadas em um único nutriente e baixas em calorias, causam sérios problemas de saúde e recuperação de peso.
O que é uma dieta de choque?
As pessoas que se queixam do excesso de peso podem estar preocupadas com a perda de peso com facilidade e rapidez. Com essa ansiedade, eles podem procurar métodos que vão perder peso da maneira “mais curta”, “mais rápida” ou até mesmo “chocante”. Embora as ‘dietas de choque’ com alto teor de proteína, baixo teor de gordura, removedor de edema, de nutrientes únicos e muito baixas calorias prometam perda de peso rápida e façam você parecer bem no espelho, elas podem causar sérios problemas em sua saúde, desde ataque cardíaco repentino até depressão e queda de cabelo. Os perigos das dietas de choque…
1. Queda da pressão arterial
Minerais como sódio, potássio e cloro no fluido corporal são responsáveis pela regulação da pressão arterial. Uma mudança repentina na quantidade de água do corpo causa fraqueza, tontura, diminuição da concentração e queda na pressão arterial. Dietas de choque, especialmente no calor do verão, podem causar palpitações cardíacas e desmaios devido ao aumento da transpiração.
2. Concentração prejudicada
As dietas de choque começaram com pressa para perder peso e causam quedas repentinas no açúcar no sangue, chamadas hipoglicemia, com sintomas como tontura, fraqueza, náuseas, irritabilidade e mãos trêmulas. A hipoglicemia causa esquecimento, distração e concentração prejudicada devido à falta de energia suficiente para o funcionamento do cérebro.
3. Resistência à insulina
As pessoas que perdem peso de forma irregular com programas de dieta de choque ganham novamente o peso que perdem porque não podem ganhar hábitos alimentares permanentes. Isto perturba o funcionamento normal do pâncreas e provoca sensibilidade à insulina. Se a resistência à insulina se desenvolve no metabolismo, você deve saber que a perda de peso se torna uma batalha de paciência.
4. Ataque cardíaco repentino
Em particular, alguns chás de emagrecimento à base de ervas com ingredientes desconhecidos, suplementos nutricionais, dietas muito baixas em calorias e desequilibradas causam rápida perda de água e massa muscular no corpo, fazendo você feliz na escala, mas na realidade não é considerado como perda de peso. O órgão mais rapidamente afetado pela massa muscular é o coração. Perda rápida de peso pode causar distúrbios do ritmo cardíaco, ataques cardíacos repentinos e morte. A principal coisa quando se perde peso é a perda de tecido adiposo corporal. Tecido adiposo ocupa um volume maior de espaço no corpo do que o músculo. Portanto, é necessário focar nas perdas de gordura, não nos números.
5. Você pode até ganhar peso
Mudar os hábitos alimentares diários por causa da perda de peso faz com que os comportamentos alimentares se deteriorem. Adicione a isso a taxa metabólica reduzida do corpo devido à fome e você pode ganhar peso enquanto espera para perder peso. Por esta razão, é necessário ser um daqueles que vivem saudáveis e dar importância à nutrição saudável para toda a vida, não dieters crônicos.
6. Queda de cabelo e fadiga
Dietas de baixa caloria ou choque baseadas em um único alimento causam deficiências em vitaminas e minerais, especialmente B6, B12, zinco, ferro, magnésio e cálcio. Problemas de saúde como anemia (anemia), perda de cabelo, fadiga, diminuição do sistema imunológico, osteoporose (osteoporose) e sistema digestivo podem reduzir muito sua qualidade de vida.
7. Risco de depressão
A produção do hormônio da felicidade chamado “serotonina” diminui em pessoas que tentam perder peso com uma dieta de choque de baixo carboidrato. Fome, baixa de açúcar no sangue e pressão arterial, ingestão inadequada de vitaminas e minerais aumentam a tendência à ansiedade, estresse, insônia e depressão. Embora as dietas de choque populares e os métodos insalubres da perda de peso possam parecer atrativos a curto prazo, podem conduzir aos problemas de saúde que são difíceis de inverter. Por esta razão, é importante adotar programas de nutrição personalizados criados à luz de dados científicos, não sazonais e populares, e para ficar em forma e saudável por toda a vida.







