Os ataques cardíacos podem ser evitados?
A história da família é de grande importância nos ataques cardíacos, que são a principal causa de morte na Turquia e no mundo. Mas a genética é a única causa? Os riscos de ataque cardíaco podem ser eliminados? Detalhes em nosso artigo…
Causas de ataque cardíaco
Os ataques cardíacos são a principal causa de morte no mundo e representam 30% de todas as mortes na Turquia. O risco de ataque cardíaco, que ameaça homens e mulheres, pode ser reduzido em até 80% com mudanças no estilo de vida. Os ataques cardíacos são a principal causa de morte em todo o mundo. Estudos mostram que a frequência de ataques cardíacos pode ser reduzida em até 50% com as medidas a serem tomadas. A Sociedade Turca de Cardiologia até enfatiza que essa taxa pode subir para 80% se tudo for feito perfeitamente.
História da família importa em ataque cardíaco
Com mais de 60 anos, o risco de ataque cardíaco aumenta significativamente. O risco aumenta após os 40 anos nos homens e após a menopausa nas mulheres. As mulheres estão 10 anos atrás dos homens em termos de risco. É também muito importante ter um histórico familiar de um ataque cardíaco precoce. Por exemplo, se a mãe ou o pai de uma pessoa com menos de 40 anos tiver histórico de ataque cardíaco precoce, essa pessoa é considerada em risco sério. Quando um teste de exercício é realizado neste grupo de pacientes, o resultado geralmente é normal. É preferível realizar angiografia virtual diretamente em pacientes com esse histórico. Desta forma, vê-se se a doença começou ou não e o tratamento é dado em conformidade. Porque um teste de estresse só é positivo se houver uma estenose grave nos vasos. Portanto, não é correto limitar-se apenas ao teste de esforço em pessoas do grupo de risco. Além da genética, os problemas causados pela vida na cidade, condições de vida e dieta também são eficazes em pessoas que têm um ataque cardíaco em idade precoce.
Fatores de risco para ataque cardíaco
A doença coronariana (DAC – doença cardiovascular aterosclerótica) é a principal causa de morte prematura em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa europeia, 42% das mortes antes dos 75 anos são devidas a causas cardiovasculares em mulheres e 38% em homens. Os fatores de risco fixos para a DAC são enumerados do seguinte modo:
• Predisposição genética (familiar)
• Ser homem • Idade avançada
Os factores de risco modificáveis, i.e. corrigíveis são os seguintes: • Tabagismo • Hábitos alimentares pouco saudáveis • Inatividade física • Estresse psicossocial
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mais de 3 em cada 4 mortes por doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com mudanças apropriadas no estilo de vida. De acordo com os resultados de um estudo realizado na Suécia, em que aproximadamente 21 mil homens saudáveis com idade entre 40 e 79 anos foram seguidos por 12 anos; não fumar, comer uma dieta saudável, ter uma circunferência da cintura abaixo de 95 cm, ter hábitos regulares de exercício (40 minutos de caminhada ou atividade semelhante diariamente) e uso moderado de álcool (1030 g/dia) previnem 4 dos 5 ataques cardíacos que podem ocorrer.
Pontuação cardíaca indica risco de doença cardíaca
A pontuação cardíaca indica o risco de doença cardiovascular durante 10 anos de um indivíduo. Os parâmetros utilizados na pontuação são enumerados do seguinte modo:
• Género (risco de sexo masculino) • Idade (o risco de doença cardiovascular aumenta em proporção direta com o avanço
da idade) • Colesterol total (com um objectivo inferior a 200) • HDL (alvo acima de 40) • Fumagem • Pressão arterial sistólica (uma grande pressão arterial acima de 120 cria um risco
crescente)







