Patologia O que é Patologia? Patologia significa ciência
Patologia O que é Patologia? Patologia significa ciência da doença. A patologia é um ramo cirúrgico que examina as alterações na estrutura e função das células, órgãos e tecidos. Nos laboratórios de patologia, as amostras de células, tecidos ou órgãos obtidas do corpo são examinadas em detalhes pelos patologistas em termos de mudanças no tamanho, estrutura e função. Os patologistas e, portanto, o departamento de patologia trabalham em coordenação com todos os outros ramos. O Laboratório de Patologia Central do Grupo de Saúde Acibadem consiste em seções de macroscopia, histologia de rotina, citologia, histoquímica, imuno-histoquímica e trabalho médico. Além disso, todos os hospitais têm unidades de patologia que trabalham em conexão com o laboratório central. Patologia O que é
Que doenças estuda a patologia?
O departamento de patologia trabalha em coordenação com todos os outros ramos clínicos para diagnosticar doenças no nível celular, tecidual ou orgânico. No entanto, patologistas, i.e. patologistas, podem focar seu trabalho em sistemas de órgãos específicos ou doenças. No departamento de patologia, vários testes necessários para o diagnóstico de doenças são aplicados em amostras de células, tecidos ou órgãos obtidas do corpo. A patologia permite a avaliação de tecidos e órgãos com alterações na estrutura e/ou função utilizando métodos diagnósticos. Tecidos ou órgãos obtidos como resultado de amostragem realizada em unidades clínicas (como biopsias de pele ou pólipos removidos durante procedimentos endoscópicos) e procedimentos cirúrgicos para diagnosticar várias doenças são enviados aos laboratórios de patologia para avaliação. Estes materiais são examinados no laboratório de patologia de acordo com suas propriedades macroscópicas, microscópicas, químicas e imunológicas. O principal objetivo do exame patológico é determinar se há alguma alteração nas amostras obtidas do corpo humano, desde o nível celular até o nível do órgão e diagnosticar se há uma mudança. Além disso, os exames patológicos também podem fornecer informações como a extensão em que a doença diagnosticada causou alterações nas células e a extensão em que as mudanças celulares se espalharam para diferentes tecidos do órgão. Em muitas doenças, os médicos moldam os tratamentos que aplicarão de acordo com os diagnósticos e informações fornecidas pelo departamento de patologia, juntamente com os dados obtidos de outros ramos de diagnóstico.
Técnicas de exame utilizadas pelo departamento de patologia
As amostras de tecido e células, que são objeto de exame patológico, são examinadas usando técnicas auxiliares como histoquímica (cito), imunohistoquímica (citocito), imunofluorescência e FISH, além dos métodos usuais quando necessários. Nosso departamento de patologia colabora com nosso laboratório de genética para fornecer acesso a técnicas patológicas, como PCR ou citogenética.
Sistema de Telepatologia
Um “sistema de telepatologia” foi estabelecido entre todas as unidades hospitalares e o laboratório central de patologia. O sistema possibilita a consulta com o médico da unidade terminal em estudos macroscópicos ou microscópicos dos exames realizados nos laboratórios do Centro e Grupo Acibadem.
Controle de qualidade
Os procedimentos realizados nos vários departamentos do laboratório são verificados por técnicos e pelo médico responsável para cada procedimento ou grupo de procedimentos, dependendo da natureza do exame, com referência aos casos de controle padrão. Nos casos em que não se considere adequado um espécime-padrão positivo e/ou negativo, o procedimento é renovado até ser alcançado o cumprimento.
Capacidade
O laboratório de Patologia Central foi projetado para examinar cerca de 50.000 materiais de biopsia e 60.000 citologia por mês. Além dos hospitais e centros médicos do Grupo Acibadem Health, o Laboratório Central de Patologia também aceita amostras de hospitais, clínicas e consultórios médicos. Patologia O que é







