Perda auditiva O que é perda auditiva?
Perda auditiva O que é perda auditiva? A perda auditiva pode ocorrer em qualquer idade, mas o risco é maior em pessoas mais velhas. Os homens são mais afetados pela perda auditiva do que as mulheres. Estima-se que mais de 10% dos homens com idades entre 65 e 74 anos têm graus variados de perda auditiva.
Causas Quais são as causas da perda auditiva?
A perda auditiva pode ser congênita ou ocorrer devido a certos fatores.
Uso de medicamentos
Alguns medicamentos quimioterápicos utilizados em pacientes submetidos a tratamento oncológico e alguns medicamentos que podem ser definidos como diuréticos (diruetics) podem causar perda auditiva.
Prensa
Tumores ou doenças que causam pressão dentro da cabeça podem causar perda auditiva.
Idade
Perda sensorial pode ocorrer com a idade. Especialmente em pessoas após os 40 anos, doenças relacionadas à idade que afetam o ouvido interno e os nervos podem ser observadas. Infecções ou doenças metabólicas; doenças infecciosas, como diabetes ou doenças endócrinas também podem desempenhar um papel importante na perda auditiva.
Som alto
O ruído alto, especialmente ameaçando pessoas que trabalham em locais altos, pode causar perda auditiva súbita a 95 decibéis ou mais. Além destas, as seguintes condições podem causar perda auditiva:
• Infecções virais ou bacterianas • Acúmulo de líquido crônico no ouvido médio • Ferimentos na cabeça • Crescimento ósseo anormal
• Golpe • Atração genética • Doença de Meniere
Sintomas Quais são os sintomas da perda auditiva? A perda auditiva
pode se desenvolver gradualmente ou de repente. Embora na maioria das vezes não cause sintomas, alguns pacientes podem sofrer perda auditiva gradual. A perda auditiva, que nem sempre causa muitos sintomas, pode fazer com que uma pessoa perca a audição se não for tratada. Em alguns casos, a perda auditiva pode mostrar os seguintes sintomas.
• Se você costuma dizer às pessoas para repetir suas frases • Se você não consegue distinguir sons em ambientes lotados • Se você não notar o volume do som ao assistir televisão ou ouvir música e for alertado pelo ambiente • Se você tiver dificuldade em acompanhar as conversas, pode estar com perda auditiva. Se estes sintomas persistirem e se repetirem, deve consultar um especialista em ouvido, nariz e garganta.
Métodos de diagnóstico Métodos de diagnóstico da perda auditiva
O paciente é investigado pela primeira vez quanto à infecção. Se houver suspeita de infecção, um teste auditivo em dois estágios, chamado subjetivo e objetivo, é realizado. Como resultado dos testes, informações sobre o dano neural no ouvido interno, perda auditiva, grau de audição e em que orelha é determinado. Além disso, dependendo da história do paciente e dos resultados dos testes, o médico pode decidir sobre a cirurgia e o uso de um aparelho auditivo.
Métodos de tratamento Métodos de tratamento da perda auditiva
Embora muitos tipos de perda auditiva não possam ser revertidos, a maioria pode ser corrigida com uma ou mais opções de tratamento, incluindo
Aparelhos auditivos
O aparelho auditivo correto pode ajudar a restaurar e melhorar a comunicação verbal e auditiva.
Tubos de timpanotomia
Os tubos de equalização da pressão ajudam a drenar o fluido crônico do ouvido médio. Otosclerose Se for determinado que o problema é causado pelos ossos do martelo e do pino no ouvido médio, eles podem ser substituídos por um osso protético funcional.
Implante coclear
Em alguns pacientes onde os aparelhos auditivos não ajudam, eles são dispositivos que tiram o som do ambiente externo e o transferem diretamente para o nervo auditivo.
Dispositivos de escuta assistiva
Os dispositivos de escuta auxiliares podem incluir amplificadores telefônicos, sistemas pessoais de FM e dispositivos de audição de TV.
Treinamento em leitura de fala
Instruções formais em leitura de fala (também conhecida como lipreading) podem ajudá-lo a entender os movimentos da boca para aumentar sua compreensão da fala.
Medicamentos
Se condições subjacentes, como a de Meniere, forem identificadas, vários medicamentos podem ser usados para tratá-las.







