Perda de peso repentina O que é perda de peso?
Perda de peso repentina O que é perda de peso? A perda de peso é uma diminuição nos fluidos corporais, massa muscular ou gordura. A perda de peso pode ocorrer intencionalmente com um objetivo que o indivíduo quer alcançar como resultado de atividades como dieta e exercício, ou pode ocorrer involuntariamente como sintoma de uma doença. Uma diminuição no líquido corporal pode ser causada por medicação, desidratação, falta de ingestão de líquidos, bem como doenças como diabetes. Uma diminuição na gordura corporal pode resultar de exercício deliberado e dieta para combater condições como sobrepeso ou obesidade. É normal que a perda de peso ocorra após a gravidez. A perda de peso não intencional e inexplicável é muitas vezes uma consequência da doença e deve ser avaliada por um profissional de saúde. A perda de peso e as deficiências nutricionais associadas a uma doença crônica são referidas como caquexia. Várias causas de perda de peso podem incluir depressão, infecções virais como CMV (Cytomegalovirus) ou HIV, gastroenterite, infecção parasitária, doenças intestinais, câncer ou tireóide hiperativa, i.e. hipertireoidismo.
O que é perda de peso repentina?
A perda de peso repentina ou a perda de peso sem nenhum esforço podem ser uma preocupação para a saúde de um indivíduo e podem indicar a presença de uma condição médica subjacente. Em circunstâncias normais, os indivíduos que perdem mais de 5 por cento do seu peso corporal sem qualquer esforço durante um período de 6 a 12 meses são aconselhados a visitar o seu médico. Durante esta visita, os indivíduos devem informar o médico sobre a perda de peso, bem como os vários sinais e sintomas que observam.
Quais são as causas da perda de peso repentina?
A perda de peso repentina pode ocorrer após um evento estressante ou que muda sua vida. Contudo, a perda de peso involuntária e repentina pode geralmente ser um sinal ou um sintoma de uma condição médica tal como a doença de Addison, depressão, diabetes, endocardite, doença inflamatório do intestino, hipertireoidismo, fracasso de coração de HIV/AIDS, cancro, músculo que desperdiça, DPOC, artrite reumatóide ou tuberculose.
Doença de Addison
A doença de Addison é uma condição médica rara que se desenvolve quando o sistema imunológico de um indivíduo ataca as glândulas suprarrenais localizadas acima do rim. As glândulas supra-renais são então incapazes de produzir o suficiente dos hormônios cortisol e aldosterona para permitir que o corpo funcione normalmente. O cortisol regula muitas funções do corpo, incluindo metabolismo e apetite. Baixos níveis de cortisol podem causar perda de apetite e perda de peso súbita.Os sintomas da doença de Addison podem incluir pressão arterial baixa, hiperpigmentação (escurecimento da pele), fraqueza muscular, fadiga crônica e desejos por sal. O tratamento da doença de Addison envolve o uso das medicamentações que regulam ou imitam a função das glândulas ad-renais do indivíduo.
Depressão
A perda de peso repentina pode ser um dos efeitos colaterais da depressão, que é definida como sentir-se triste, perdido ou vazio por pelo menos duas semanas. Esses sentimentos impedem o indivíduo de realizar atividades diárias, como ir ao trabalho ou à escola.Os sintomas da depressão variam de pessoa para pessoa. A depressão também afeta as mesmas partes do cérebro que controlam o apetite. Em alguns casos, isso pode levar à perda de apetite e, portanto, à perda de peso. Em outros indivíduos, a depressão pode aumentar o apetite. Outros sintomas de depressão incluem baixa energia, perda de interesse em hobbies, pensamentos de morte ou suicídio, irritabilidade, tristeza constante, não dormir o suficiente ou demais ou pouca concentração. Terapia comportamental, psicoterapia e antidepressivos são usados para tratar a depressão.
Diabetes
Outra causa de perda súbita de peso indesejada é diabetes, i.e. diabetes. Em indivíduos com diabetes tipo 1, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina. Sem insulina, o corpo do indivíduo não pode usar a glicose para produzir energia. A glicose que não pode ser usada normalmente se acumula no sangue, fazendo com que os níveis de glicose no sangue aumentem. Os rins do indivíduo excretam glicose não utilizada através da urina. Como o açúcar deixa o corpo, assim também fazem as calorias que ele precisa. Como resultado, o corpo começa a queimar gordura e tecido muscular tanto para obter energia deles e reduzir a quantidade de energia gasta. A diabetes tipo 1 também causa sinais e sintomas como fome extrema, sede extrema, visão turva, desidratação, micção frequente ou fadiga. O tratamento para a diabetes tipo 1 inclui insulina, monitorização da glicemia no sangue, alterações na dieta e exercício.
Endocardite
Endocardite é a inflamação do revestimento interno do coração, o endocárdio. A endocardite ocorre quando os germes, geralmente bactérias, entram na corrente sanguínea e coletam no coração do indivíduo. A maioria das pessoas que desenvolvem endocardite tem febre. Além da febre, pode haver perda de apetite. A temperatura corporal elevada acelera o metabolismo e queima gordura, levando à perda de peso. Outros sinais e sintomas de endocardite incluem dor de cabeça, manchas vermelhas, roxas na pele, suores noturnos, dor no peito, sopro cardíaco, tosse com ou sem sangue, dor abdominal, dificuldade em respirar ou dor nas costas. A endocardite é rara em corações saudáveis. Mas pessoas com válvulas cardíacas danificadas, válvulas cardíacas artificiais ou defeitos cardíacos congênitos são mais propensas a desenvolver endocardite. O tratamento para endocardite pode incluir o tipo certo de antibióticos e cirurgia.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo, ou tireoide hiperativa, se desenvolve quando a glândula tireóide de um indivíduo produz muito hormônio tireoidiano. Os hormônios da tireóide controlam muitas funções do corpo, incluindo o metabolismo. Indivíduos com uma tireoide hiperativa queimam calorias rapidamente, mesmo quando têm apetite. O resultado pode ser perda de peso involuntária e súbita.Sinais e sintomas de hipertireoidismo incluem apertar as mãos, rápida, taxa de pulso irregular, intolerância ao calor, períodos menstruais leves em mulheres, ansiedade, problemas de sono e fadiga. As causas do hipertireoidismo podem incluir doença de Graves, tireoidite, comer muito iodo ou tomar muita medicação para a tireoide. O tratamento do hipertireoidismo depende da idade do indivíduo e da gravidade do caso. É geralmente tratado com medicamentos anti-tireoidianos, iodo radioativo, betabloqueadores ou cirurgia. HIV/AIDS
O vírus do HIV ataca as células imunes chamadas células T e torna mais difícil para o corpo combater infecções. Se não for tratado, o HIV pode levar ao desenvolvimento da síndrome de imunodeficiência adquirida ou AIDS. Nos estágios avançados das condições relacionadas à AIDS, a perda de peso súbita é freqüentemente observada. Os sintomas causados pelo HIV, como dor de garganta, dores na boca e fadiga, podem tornar a alimentação desconfortável. O HIV também aumenta o risco de desenvolver uma infecção secundária que pode aumentar os níveis de gasto energético em repouso. Isso pode ajudar o indivíduo a experimentar perda de peso repentina. Outros sinais e sintomas do HIV incluem febre, erupção cutânea, suores noturnos, dores musculares, inchaço dos gânglios linfáticos ou calafrios. Os sintomas do HIV dependem do tipo de corpo e estágio da infecção. Terapias antirretrovirais recém-desenvolvidas podem ser usadas para tratar o HIV e parar a propagação do vírus, e podem melhorar a perda de peso. Doença inflamatória intestinal
A perda de peso inesperada pode ser um sintoma de doença inflamatória intestinal, i.e. doença inflamatória intestinal. Doença inflamatória intestinal é um termo que abrange várias doenças inflamatórias crônicas do sistema digestivo. Os dois tipos mais comuns de doença inflamatória intestinal são a doença de Crohn e colite ulcerativa. A inflamação crônica nos intestinos coloca o corpo do indivíduo em um estado catabólico, o que significa que o corpo está constantemente consumindo energia. A doença inflamatória intestinal também interrompe a atividade normal do hormônio da fome grelina e o hormônio da saciedade leptina. Isso pode resultar em diminuição do apetite e perda de peso. Outros sinais e sintomas de doença inflamatória intestinal incluem diarreia, dor abdominal, fezes com sangue, inchaço e fadiga. Normalmente, esses sintomas são desencadeados por certos alimentos. Pessoas com doença inflamatória intestinal podem hesitar em comer. O tratamento para a doença inflamatória intestinal geralmente consiste em suporte nutricional, medicação e, em alguns casos, cirurgia. Insuficiência cardíaca congestiva
A perda de
peso é uma complicação da insuficiência cardíaca congestiva. A insuficiência cardíaca congestiva desenvolve-se em indivíduos quando o coração não consegue encher- se de sangue suficiente, quando o coração não consegue bombear sangue com força suficiente ou ambos. A insuficiência cardíaca congestiva pode afetar um ou ambos os lados do coração. Em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, o sistema digestivo pode não receber sangue suficiente. Isso pode causar náuseas e uma sensação precoce de saciedade. Além disso, pode ser difícil para as pessoas com insuficiência cardíaca congestiva respirar enquanto comem. A inflamação no tecido cardíaco danificado também acelera o metabolismo, causando perda de peso súbita e não intencional. Os sinais e sintomas de insuficiência cardíaca congestiva podem incluir pulso acelerado (frequência cardíaca), tosse persistente e persistente, falta de ar, inchaço ou fadiga. Vários tipos de medicamentos são usados para tratar a insuficiência cardíaca congestiva, incluindo inibidores da enzima conversora de angiotensina, betabloqueadores e diuréticos. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. Câncer
Câncer é o termo geral
para um espectro de doenças que fazem com que células anormais se dividam e se espalhem rapidamente. De acordo com a pesquisa, um dos primeiros sinais de câncer pode ser perda súbita de peso de 10 quilos ou mais. A perda de peso repentina é especialmente comum no câncer de pâncreas, câncer de pulmão, câncer de estômago e câncer de esôfago. O aumento da inflamação provoca a perda de tecido muscular e impede que os hormônios que regulam o apetite de um indivíduo funcionem normalmente. Um tumor crescente também pode aumentar o gasto de energia em repouso, a quantidade de energia que o corpo de um indivíduo queima em repouso. Os sinais e sintomas iniciais comuns do câncer incluem febre, alterações na textura ou cor da pele, dor geral ou localizada em vários partes do corpo, ou fadiga. No entanto, esses sintomas podem ser causados por muitas condições médicas diferentes. Em alguns casos, o câncer não causa sinais ou sintomas.
O tratamento do câncer depende do tipo e estágio do câncer. Os tratamentos típicos incluem cirurgia para remover tecidos cancerígenos, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. Perda muscular
O corpo humano é composto de massa magra, que inclui massa gorda, músculo, osso e água. O desperdício do músculo pode conduzir à perda de peso inesperada com uma diminuição na massa do músculo. O sintoma principal desta circunstância é fraqueza do músculo. Além disso, um membro pode parecer menor que o outro. Isso pode ocorrer em indivíduos que não usaram seus músculos por algum tempo. É mais comum em pessoas que não se exercitam regularmente, trabalham em trabalhos de mesa ou estão acamadas. Em circunstâncias normais, o exercício e a nutrição adequada podem reverter a perda muscular. Outras possíveis causas de perda muscular incluem acidente vascular cerebral, fraturas ósseas, calcificação, esclerose múltipla, osteoporose, artrite reumatóide, danos nos nervos, queimaduras, lesões ou envelhecimento. Doença pulmonar obstrutiva crônica
A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou
DPOC, é uma doença pulmonar progressiva. Muitas pessoas com DPOC têm enfisema e bronquite crônica. O enfisema danifica lentamente os sacos de ar nos pulmões, dificultando a respiração ao longo do tempo. A bronquite crônica causa inflamação das vias aéreas que levam ar para os pulmões. Isso leva a muco, tosse e problemas respiratórios. Os sintomas da DPOC são leves nos estágios iniciais. Em alguns casos, os indivíduos podem não ter sinais ou sintomas. No entanto, os sinais e sintomas mais comuns da DPOC incluem aperto no peito, sibilos, tosse leve com ou sem muco ou falta de ar. A DPOC pode causar perda de peso em fases posteriores. Dificuldade para respirar queima muitas calorias. Estudos mostram que um indivíduo com DPOC precisa de 10 vezes mais calorias para respirar do que um indivíduo sem DPOC. Indivíduos com DPOC também podem ter dificuldade em comer e respirar. Os sintomas da DPOC grave também podem incluir inchaço das pernas, tornozelos ou pés, baixa resistência muscular ou fadiga. A principal causa de DPOC é o tabagismo. A exposição prolongada a substâncias irritantes, como poluição do ar e poeira, também pode levar à DPOC. O tratamento para a DPOC inclui medicamentos como broncodilatadores e terapias focadas no pulmão, como oxigenoterapia. Artrite reumatóide
A artrite reumatóide
é uma doença auto-imune que ocorre quando o sistema imunológico de um indivíduo ataca o revestimento das articulações, causando inflamação. A inflamação crônica pode acelerar o metabolismo, resultando em perda de peso repentina. Os sintomas da artrite reumatóide geralmente incluem inchaço e dor nas articulações. A artrite reumatóide geralmente afeta as articulações simétricas em ambos os lados do corpo de um indivíduo. Indivíduos com artrite reumatóide podem experimentar articulações rígidas se não se moverem por uma hora ou mais. Suas articulações podem se tornar rígidas.A causa exata da artrite reumatóide é desconhecida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores como genes, alterações hormonais, obesidade, tabagismo, exposição ao fumo passivo e idade. O tratamento para a artrite reumatóide normalmente começa com medicação e inclui medicamentos antirreumáticos modificadores da doença, corticosteróides, produtos biológicos e inibidores de quinase.
Tuberculose
Outra causa de perda súbita de peso é a tuberculose, também conhecida como tuberculose, uma condição infecciosa que geralmente afeta os pulmões. A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Os principais sintomas da tuberculose incluem perda de peso e perda de apetite. A tuberculose é transmitida pelo ar. Em alguns casos, as pessoas podem contrair tuberculose sem ficarem doentes. Se uma pessoa tem um sistema imunológico forte, o corpo pode combater as bactérias e mantê-las inativas. Isso é chamado de tuberculose latente. Com o tempo, a tuberculose latente pode se transformar em tuberculose ativa se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido. Os sinais e sintomas da tuberculose geralmente incluem uma tosse ruim com duração de 3 semanas ou mais, tosse com sangue ou catarro, febre, suores noturnos, dor no peito, dificuldade em respirar, dor nas costas, calafrios ou fadiga. Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, especialmente aquelas com muito baixo peso corporal, diabetes, HIV, doença de Hodgkin, leucemia, distúrbio de uso de substâncias, transplante de órgãos ou silicose, i.e. poeira de sílica nos pulmões, estão particularmente em risco de tuberculose ativa. A tuberculose é tipicamente tratada com um curso de antibióticos que deve ser continuado continuamente por seis a nove meses. Ao analisar as causas da perda de peso, os homens são mais propensos a experimentar perda de peso súbita devido ao câncer de pulmão, endocardite ou câncer pancreático. As mulheres têm maior risco de desenvolver perda súbita de peso devido à DPOC. Além disso, as mulheres têm 2 a 10 vezes mais probabilidade de desenvolver hipertireoidismo do que os homens e 2 a 3 vezes mais chances de ter artrite reumatóide.
Quando consultar um médico?
É normal que o peso corporal de um indivíduo flutue ao longo da sua vida, de acordo com a mudança dos hábitos alimentares, fatores ambientais e nível de mobilidade. No entanto, os indivíduos que perdem peso sem mudar seus hábitos devem ser verificados para ver se há um problema médico subjacente. Em particular, os indivíduos que perdem 5 por cento ou mais de seu peso normal em 6 a 12 meses ou que notam qualquer um dos sintomas mencionados acima devem visitar seu doutor.







