Por que a carga de glicose deve ser realizada durante a gravidez?
Por que a carga de glicose deve ser realizada durante a gravidez? O que é uma carga de açúcar na gravidez?Pacientes que nunca tiveram diabetes antes e cujo metabolismo do açúcar é perturbado pela primeira vez durante a gravidez são definidos como diabetes gestacional, comumente conhecido como diabetes gestacional/ diabetes na gravidez. Para este efeito, é aplicado “50 gr. Teste de triagem de glicose”. Para este teste, a qualquer momento, independentemente de fome ou cheio, 50 gr. O açúcar no sangue (nível de glicose plasmática venosa) da gestante é verificado 1 hora após beber água contendo glicose. Mulheres grávidas com um nível de glicose no sangue de 140 mg/ dL ou acima recebem 100 gr. OGTT (teste de tolerância à glicose oral) é realizado. O ensaio deve ser repetido com 100 g de glicose durante três horas. Após 3 horas de carga, determina-se se a gestante tem diabetes gestacional ou não. Após o teste de carregamento de açúcar a ser realizado na gestante, a atividade física excessiva deve ser evitada e nada deve ser comido durante esse período. Estes são importantes para o teste de carregamento do açúcar para dar resultados precisos.
Quais são os riscos da diabetes gestacional para a mãe e o bebê?
A presença de diabetes antes da gravidez ou sua ocorrência durante a gravidez apresenta certos riscos para a gestante e o bebê. Em mulheres grávidas com diabetes, os níveis de glicose no sangue mais regulares são mantidos durante este período, menores os riscos de diabetes. Os riscos de diabetes durante a gravidez são menores do que os da diabetes antes da gravidez. No entanto, isso deve ser determinado e tratado com um teste de carregamento de açúcar em mulheres grávidas. Caso contrário, problemas como envenenamento por gravidez, pressão alta, parto prematuro, aborto espontâneo são maiores em gestantes do que em mulheres grávidas não diabéticas. As mulheres que têm diabetes antes da gravidez podem ter algumas anomalias em seus bebês. No entanto, o diabetes que começa durante a gravidez não causa esse problema. No entanto, em ambos os tipos de diabetes, o bebê pode nascer com sobrepeso, ou seja, um bebê macrossônico pode se desenvolver. Neste caso, as gestantes terão um cesariana e pode experimentar alguns riscos.
Quando os níveis de glicose no sangue estão sob controle durante a gravidez em gestantes, os riscos que podem ocorrer diminuirão proporcionalmente. Portanto, é extremamente importante monitorar os níveis de HbA1C e glicose em gestantes.
Quais são os riscos para o bebê em uma gestante com diabetes?
• Após o nascimento, o bebê pode ter dificuldade respiratória porque os pulmões estão subdesenvolvidos. • O bebê é maior do que deveria ser, • O bebê é menor do que deveria ser, • Riscos de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue), hipocalcemia, policitemia, hiperbiliruribinemia (icterícia) no bebê após o nascimento, • O desenvolvimento de doença cardíaca avançada, • Anomalias renais, • Anomalias do cérebro e sistema nervoso central, • Anomalias de ouvido, • Anomalias no sistema digestivo, • Mulheres grávidas com diabetes gestacional não diagnosticadas e não monitoradas têm 2 vezes mais chances de ter problemas em seus bebês em comparação com mulheres grávidas normais.
Como tratar a diabetes gestacional?
Em caso de diabetes gestacional, as mulheres grávidas não recebem medicamentos orais com açúcar como diabéticos normais. Em vez disso, métodos de tratamento como dieta e práticas de exercícios e administração de insulina são preferidos. A gestante recebe um programa de dieta preparado pelo médico e nutricionista juntos e apropriado para seu estado de gravidez. Esta dieta não inclui chocolate, sorvete, sobremesas preparadas com sorvete ou alimentos feitos de farinha branca. Durante esta dieta, a gestante também deve fazer os exercícios recomendados pelo médico para regular os níveis de açúcar no sangue. Estes exercícios devem ser escolhidos a partir de esportes como caminhadas e natação. Em mulheres grávidas para as quais estas práticas não são benéficas, a diabetes é controlada pela administração de insulina. As mulheres grávidas com diabetes gestacional são testadas 6 semanas após o nascimento com um teste de 75 gr. OGTT e seu metabolismo do açúcar é investigado.