Problemas comuns de visão em crianças
Problemas comuns de visão em crianças Problemas de visão, que podem até afetar o desempenho escolar de uma criança, às vezes são sinalizados pela criança seguindo as linhas com a mão. Aprenda sobre problemas comuns de visão em crianças e seus sintomas.
Sintomas de problemas de visão
Aproximadamente 10% das crianças que começam a escola têm dificuldades em ler e escrever para sua idade. As famílias podem não enfatizar tais problemas, dizendo “Ele está apenas aprendendo a ler e escrever, é natural”. No entanto, ao contrário da crença popular, a causa subjacente desses problemas geralmente são problemas de visão, não o fato de que a criança acabou de aprender a ler e escrever. Além de afetar negativamente a qualidade de vida das crianças, os problemas de visão também reduzem o sucesso escolar e, quando é tarde demais, o problema pode se tornar permanente. Para não se atrasar no tratamento, todas as crianças devem passar por exames oftalmológicos regulares, mesmo que não tenham queixas. Os 12 sintomas reconhecíveis de problemas de visão são os seguintes:
• Olhar com os olhos fechados quando se olha para um texto distante • Inclinando a cabeça, olhando muito de perto para o ponto que ele quer ver • Dor de cabeça como resultado da leitura e escrita • Pular palavras ou linhas durante a leitura • Seguindo frases com a mão • Incapacidade de seguir a linha corretamente enquanto escreve • Olhando para o livro com um olho para frente • Posição da cabeça melhorada • Dizer que as palavras se borram ou escorregam durante a leitura • Assistir televisão de perto • Olhos lacrimejantes • Fechar um olho (sempre o mesmo olho) em tempo ensolarado Os problemas de visão mais comuns em crianças em idade escolar são os seguintes:
1. Estrabismo
Ao olhar para um objeto ou ponto, ambos os olhos devem olhar juntos. Quando um olho olha para o alvo desejado e o outro olho olha para outro ponto, isso é chamado de “estrabismo”. No estrabismo que ocorre na infância, a criança geralmente prefere um olho e sempre usa esse olho. Como resultado, a preguiça ocorre no outro olho. Nem todos
O estrabismo pode ser tão avançado que os pais ou parentes podem perceber. Alguns estrabismos podem nem sequer ser detectados por exame e são necessários exames adicionais. Alguns estrabismos podem ser corrigidos com lentes apropriadas. O tratamento de fechamento também pode ajudar o olho em movimento a se concentrar melhor.
2. Falso estrabismo
Condições que imitam estrabismo são chamadas de “falso estrabismo”. Por exemplo, o estrabismo falso pode se desenvolver em casos como defeitos nas pálpebras ou uma raiz nasal achatada. Para evitar preocupações e tratamentos desnecessários, o diagnóstico diferencial de falso estrabismo e verdadeiro estrabismo deve ser feito com cuidado.
3. Olho preguiçoso
O olho preguiçoso ocorre quando o nervo visual não está totalmente desenvolvido devido a uma doença que pode fazer com que a imagem que cai na camada nervosa visual seja borrada. Erro refrativo em um olho, deslizamento em um olho, problemas de pálpebra duradouros na infância (tampa droopy congênita que cobre a linha central visual, edema da pálpebra causado pela infecção ou pelo traumatismo) pode conduzir ao olho preguiçoso. Geralmente desenvolve-se em um olho e, portanto, é facilmente perdido por famílias ou parentes. Normalmente, quando é reconhecido, é tarde demais para o tratamento. Desde que a percepção visual do cérebro termina seu desenvolvimento em torno da idade de 8-9, o diagnóstico adiantado do olho preguiçoso é muito importante para o tratamento bem sucedido. Caso contrário, o olho preguiçoso pode se transformar em um problema permanente. Se houver olho preguiçoso, um tratamento de fechamento ocular é aplicado com óculos apropriados para melhor funcionamento do nervo óptico.
4. Erros de refração
Erros de refração são muitas vezes herdados geneticamente. Assistir televisão de perto, usar o computador e ler livros de perto pode revelar ou agravar os erros de refração existentes. Os erros de refracção são vistos de três formas:
• Miopia: visão de distância turva. • Hipermetropia: Não ver o próximo claramente. • Astigmatismo: Vendo longe ou perto sombreado como resultado de diâmetros irregulares do globo ocular. Em erros refrativos (miopia-hipermetropia ou astigmatismo), os óculos proporcionam o melhor nível de visão.