Procedimento de marcação pré- operatório em câncer de mama
Procedimento de marcação pré- operatório em câncer de mama Antes da cirurgia de mama, esta área precisa ser marcada com alguns métodos especiais para que o cirurgião de mama possa encontrar a área onde o procedimento será realizado.
Marcação de fio no câncer de mama
Se houver áreas suspeitas que podem ser detectadas por métodos de imagem para detectar doenças mamárias, mas não podem ser detectadas por palpação, essas áreas podem precisar ser removidas cirurgicamente. Antes da operação, é necessário marcar a área para que o cirurgião de mama possa encontrar a área a ser tratada. A marcação pode ser feita com um fio ou material radioativo. O procedimento é realizado no serviço de radiologia sob a orientação da mamografia, ultrassonografia (US) ou ressonância magnética. O tecido removido durante a cirurgia pode ser enviado ao departamento de radiologia para uma radiografia. Nesta chamada radiografia de espécime, o cirurgião é informado se a área correta foi removida.
Como a marcação por fio é feita no câncer de mama?
Um dos métodos de marcação utilizados em doenças mamárias e câncer de mama é a marcação por arame. Esse procedimento é realizado no mesmo dia da cirurgia. Após a anestesia local, uma agulha de marcação com um fio fino dentro é inserida na área suspeita sob orientação por imagem. A agulha é retirada, deixando o fio dentro. Parte do fio permanece dentro do peito e parte fora. A parte externa é presa ao peito com fita adesiva e um filme é levado para mostrar a localização do fio. O procedimento é realizado no departamento de radiologia e a pessoa é levada de lá para a sala de cirurgia. Como a extremidade do fio é em forma de gancho, ele se agarra ao tecido e não escorrega; no entanto, ainda é necessário ter cuidado para não puxar acidentalmente o fio e não mover muito o braço. Durante a operação, o cirurgião primeiro encontra o fio e depois remove o tecido circundante.
O que é a marcação de rolo?
Outra das técnicas de marcação aplicadas no câncer de mama antes da cirurgia é a técnica ROLL (Localização de Lesão Oculta guiada por Radionuclídeos). Neste método, depois que a pessoa recebe anestesia local, uma agulha é inserida na área suspeita e uma substância radioativa é injetada. O material de contraste é então injetado através do mesmo
São tiradas agulhas e filmes mostrando a localização da marcação. Na cirurgia, a localização do material radioativo é determinada com a ajuda de um detector de material radioativo chamado sonda gama, que é movido sobre o seio e alerta quando detecta o material. Os benefícios importantes deste procedimento, que é usado antes da cirurgia de câncer de mama, são que ele pode ser realizado no dia anterior à cirurgia, é mais confortável para a pessoa e impede a remoção de quantidades excessivas de tecido saudável desnecessário. Assim, a deformidade da mama é evitada e os resultados estéticos podem ser alcançados. Uma vez que o material radioativo utilizado é de dose muito baixa, não há risco significativo de radiação.







