Qual é o hormônio progesterona?
Qual é o hormônio progesterona? O hormônio progesterona suprime os efeitos do estrogênio e, juntamente com o estrogênio, causa algumas mudanças.
O que é progesterona?
A progesterona é um hormônio feminino que desempenha um papel no ciclo menstrual e na gravidez, preparando o útero para a gravidez a cada mês. A progesterona também é responsável pelo desenvolvimento da mama e pela preparação do corpo para a amamentação. Nos homens, a progesterona ajuda a produzir testosterona, que se equilibra com o estrogênio. A hormona progesterona, que é produzida em pequenas quantidades nas glândulas supra- renais e testículos, é produzida pelo corpo lúteo como parte do ovário nas mulheres. Nas mulheres, a progesterona também é produzida pela placenta. Em outras palavras, o centro de produção primário da progesterona é o ovário e, durante a gravidez, a placenta.
O que a progesterona faz?
Há mais de uma resposta para a pergunta “O que faz a progesterona?”. A progesterona, que começa a desempenhar um papel desde a puberdade, tem muitos papéis, desde o crescimento dos seios até engravidar e apoiar a gravidez quando grávida. É um hormônio dominante na fase lútea, a segunda metade do ciclo menstrual. A fase lútea começa após a ovulação e dura até ao primeiro dia da menstruação. Os efeitos da progesterona podem ser explicados do seguinte modo:
Desenvolvimento da mama: A progesterona é importante para o desenvolvimento do tecido mamário desde a puberdade. O tecido mamário é estimulado durante a fase lútea. Um aumento na progesterona durante a fase lútea do ciclo menstrual está associado ao inchaço, dor e sensibilidade mamária. A dor na mama (mastalgia) é um sintoma comum da síndrome pré-menstrual. Quando grávida, o hormônio progesterona prepara os seios para a produção de leite e amamentação.
Ciclo menstrual: Após a ovulação, o corpo lúteo aumenta a produção de progesterona. Isto permite que o estrogênio trabalhe na preparação do revestimento do útero. Isso permite que o óvulo seja fertilizado e engravide. Se não houver gravidez, o corpo lúteo se dissolve, o nível de progesterona cai e o revestimento uterino começa a quebrar. Assim, o nível de progesterona aumenta na segunda metade do mês e depois cai com a menstruação. Este é um ciclo menstrual.
Gravidez:
Quando grávida, o corpo lúteo continua a produzir o hormônio progesterona por cerca de 10 semanas de gravidez. Então a placenta começa a produzir progesterona. Deacordo com pesquisas, esse hormônio tem um efeito anti-inflamatório e desempenha um papel protetor para o sistema imunológico. A progesterona também é conhecida por ajudar a prevenir o aborto espontâneo e parto prematuro durante a gravidez. Os efeitos da progesterona também podem ser sentidos no humor. Juntamente com o estrogênio, esses hormônios interagem com produtos químicos no cérebro para controlar seu humor e sentimento geral. A progesterona faz isso graças ao composto allopregnanolone. Ele atua como um anti-ansiedade e sedativo. Na verdade, é por isso que você pode sentir pouca energia e sonolento antes do período. Este também é o motivo da fadiga durante o início da gravidez. Às vezes, o aumento da progesterona durante a fase lútea é conhecido por causar ansiedade e agitação.
Quanto progesterona devo tomar?
O nível de progesterona pode ser determinado por um exame de sangue. O nível de progesterona é relativamente baixo antes da ovulação e aumenta após a ovulação. Este nível elevado persiste. Se você engravidar, ele continua a subir, mas cai se você tiver um período. Se os níveis de progesterona aumentarem e não caírem, pode haver um problema com a ovulação, menstruação ou até mesmo infertilidade. É importante lembrar que os níveis de progesterona variam ao longo do ciclo menstrual. Os níveis de progesterona são medidos em nanogramas por mililitro e expressos em ng/mL. O valor normal da progesterona varia de acordo com o ciclo. Os valores da progesterona são os seguintes:
• Antes da ovulação < 0,89 • Ovulação < 12 • 1,8-24 após a ovulação • Gravidez 1º trimestre 11-44 • Gravidez 2º trimestre 25-83 • Gravidez 3º trimestre 58-214
Em casos como gêmeos e trigêmeos, os níveis de progesterona são maiores do que em gestações únicas. Nos homens, os níveis de progesterona são mais baixos. Os níveis normais de progesterona são inferiores a 0,20 ng/mL nos homens.
Baixa progesterona
Em alguns casos, podem ocorrer baixos níveis de progesterona. As razões para tal são:
• Amenorréia (irregularidade menstrual ou ausência de menstruação) • Infertilidade • Aborto espontâneo • Toxemia ou pré-eclâmpsia após a gravidez
• Diminuição da reserva ovariana Se você tiver problemas para engravidar, seu médico solicitará um teste para medir seus níveis de progesterona. Suplementos podem ser prescritos para tratar baixa progesterona.
Sintomas de baixa progesterona
Os sintomas da progesterona baixa variam em homens e mulheres. Os sintomas da progesterona baixa nas mulheres são os seguintes:
• Sangramento uterino • Alterações anormais no ciclo menstrual ou ausência de menstruação • Manchas e dor durante a gravidez • Abortos espontâneos recorrentes
Baixa progesterona significa muito estrogênio. Isso pode reduzir o desejo sexual, causar ganho de peso e afetar a vesícula biliar. Os sintomas da baixa progesterona nos homens podem ser enumerados do seguinte modo:
• Baixa libido • Queda de cabelo • Ganho de peso • Fadiga • Depressão • Ginecomastia (aumento dos seios em homens) • Disfunção erétil • Impotência • Perda óssea • Perda de massa muscular
Homens com baixos níveis de progesterona são mais propensos a ter osteoporose, artrite, câncer de próstata e aumento da próstata. À medida que os homens envelhecem, os níveis de progesterona caem, assim como os níveis de testosterona e o estrogênio aumenta. Não seria uma afirmação errada dizer que “os alimentos que contêm progesterona devem ser consumidos contra a baixa progesterona”. Porque mesmo que os alimentos não contenham progesterona, eles têm um efeito estimulante sobre a produção de progesterona no corpo. Estes alimentos são feijão, brócolis, couve de Bruxelas, repolho branco, nozes, couve-flor, abóbora, espinafre e produtos integrais. Alimentos que podem diminuir o estrogênio e aumentar a progesterona são bananas, repolho, marisco e nozes. Adicionar esses alimentos à sua dieta pode aumentar naturalmente os níveis de progesterona.
O que é a hormona de progesterona elevada?
Em geral, níveis elevados de progesterona não são um problema. Mas níveis muito altos de progesterona podem impedir a gravidez. Porque impede a ovulação. As causas da progesterona elevada são as seguintes:
• Cistos ovarianos • Baixas gravidezes • Tipo raro de câncer de ovário • Superprodução de progesterona pelas glândulas supra-renais • Câncer adrenal • Hiperplasia adrenal congênita
Suplemento de progesterona
Medicamentos contendo progestina, conhecida como progesterona sintética, são usados como pílulas anticoncepcionais para prevenir a gravidez. A progesterona e o estrogênio preparam o corpo para a gravidez juntos. Se você não engravidar, mas tiver um ciclo menstrual, isso indica que há um equilíbrio entre esses dois hormônios. Muito estrogênio sem ovulação indica problemas como síndrome do ovário policístico ou obesidade. Neste caso, a progestina pode ser prescrita. Além disso, a progestina pode ser usada em terapias de reposição hormonal para gerenciar a menopausa. Porque os sintomas mais comuns da menopausa para ondas de calor são causados pela deficiência de estrogênio. Tomar estrogênio pode ser eficaz na redução desses sintomas e ajuda a manter a saúde óssea. Suplementos de progestina ou progesterona também podem ser administrados para prevenir o crescimento excessivo do endométrio e reduzir o risco de câncer endometrial. Os suplementos de progesterona são feitos a partir de fontes naturais e sintéticas. As pílulas anticoncepcionais são formas sintéticas de progesterona. A progesterona exerce seus principais efeitos sobre os órgãos genitais femininos. Suprime os efeitos do estrogênio e, juntamente com o estrogênio, causa algumas mudanças. Os suplementos de progesterona incluem comprimidos orais, injeções intramusculares, géis vaginais e supositórios. Os comprimidos de progesterona oral são rapidamente eliminados do corpo. As progestinas têm propriedades semelhantes à progesterona e também são tomadas por via oral. Algumas mulheres também podem achar apropriado tomar suplementos de progesterona durante a gravidez. Quando uma mulher engravida através do tratamento de fertilização in vitro, o corpo lúteo pode não produzir progesterona suficiente porque a ovulação não ocorre naturalmente. Nesse caso, o médico pode recomendar suplementos de progesterona até 10-12 semanas de gravidez.
As pessoas que tiveram um parto pré-termo anterior podem receber suplementos de progesterona em gestações subsequentes para evitar o mesmo risco.
Efeitos colaterais da progesterona
Os produtos prescritos por progesterona administrados por um médico são seguros. No entanto, em alguns casos pode causar problemas de estômago e apetite, ganho de peso, retenção de líquidos, edema, fadiga, acne, sonolência, insônia, erupções cutâneas alérgicas, urticária, febre, dor de cabeça, depressão, distúrbios mamários, aumento da mama, síndrome pré-menstrual alterada, sangramento irregular e outros efeitos secundários. Os géis vaginais são seguros quando usados para tratamento de infertilidade ou para prevenir o parto prematuro, mas podem representar um risco se forem usados para qualquer outro propósito durante a gravidez. Tomar progesterona durante a amamentação também pode ser um problema. Portanto, os suplementos de progesterona não devem ser tomados durante a gravidez, a menos que recomendado por um médico. Pessoas com doença arterial são aconselhadas a não usar progesterona. Novamente, não deve ser usado em casos de câncer de mama sem o conhecimento do médico. As pessoas com histórico de depressão maior ou com depressão maior atual não devem tomar progesterona, exceto sob orientação médica. Pode piorar doenças hepáticas. Não deve ser usado em porfiria, pois pode causar um ataque. Também não é recomendado tomar progesterona se houver sangramento vaginal de causa indeterminada. Os efeitos secundários da ingestão de progesterona podem ser resumidamente enumerados do seguinte modo:
• Dor de cabeça • Dor e sensibilidade no peito • Vômito • Diarreia • Constipação • Fadiga • Irritabilidade • Mudança de humor • Espirro • Tosse • Corrimento vaginal
Além destes efeitos secundários, podem também ocorrer os seguintes efeitos secundários graves:
• Enxaqueca • Alterações no peito • Tonturas e desmaios • Deficiência de fala • Convulsões • Dormência nos braços e pernas • Inchaço e dor nas pernas • Problemas de equilíbrio • Dificuldade em respirar • Batimento cardíaco acelerado • Dor no peito • Distúrbios visuais • Tremor incontrolável nas mãos • Dores abdominais • Erupção cutânea com comichão • Sangramento vaginal • Depressão