Que idade é muito cedo para a puberdade?
Que idade é muito cedo para a puberdade? A puberdade é um período que começa por volta dos 10 anos para as meninas e 12 para os meninos e dura, em média, entre 3-5 anos.
Início da puberdade
A adolescência é um marco muito importante na vida dos pais e das crianças. Neste primeiro passo para os novos papéis de seus filhos na sociedade como ‘meninas’ e ‘homens jovens’, mudanças físicas e psicológicas, que muitas vezes sentem seus problemas, requerem aconselhamento especializado em muitos aspectos. A adolescência é um período que começa por volta dos 10 anos para as meninas e 12 para os meninos e dura entre 3-5 anos, em média. Enquanto o desenvolvimento sexual e físico durante a adolescência é concluída em 5 anos, o período que inclui o desenvolvimento psicológico é terminado na idade de 18-20.
Tempo de puberdade precoce
A puberdade precoce é o desenvolvimento da área genital e do crescimento dos pelos genitais em meninos antes dos 9 anos de idade e o desenvolvimento das mamas em meninas antes dos 8 anos. As famílias devem prestar atenção a essas idades. Especialmente se a puberdade precoce é vista em meninos, ela deve ser abordada de forma ainda mais suspeita. As causas subjacentes podem ser uma doença grave que envolve o sistema neurológico, ovários, testículos ou glândulas supra-renais. Estudos recentes mostram que a puberdade precoce aumentou para 14% em muitos países desenvolvidos, especialmente nos EUA. A puberdade precoce pode ser causada pela ingestão de alimentos preparados industrialmente, alimentos hormonais, predisposição à obesidade devido à inatividade e algumas doenças hormonais (doenças do ovário ou da glândula tireóide), tumores cerebrais ou doenças do sistema neurológico.
Os pais têm um grande papel a desempenhar
A puberdade precoce é um processo doloroso para a criança devido a efeitos físicos e psicológicos. Os pais têm um grande papel a desempenhar na gestão correta do processo. Os comentários dos pais podem aumentar a ansiedade da criança ou facilitar o enfrentamento. A questão difícil para as crianças é que o corpo se torna um adolescente, mas a mente continua sendo uma criança. É muito importante que a criança se adapte a esse processo em cooperação com a família.
Afeta o sucesso escolar
As famílias devem receber informações precisas sobre a adolescência e não devem afastar seus filhos devido a problemas de comunicação. Verificou-se que as crianças que entram na puberdade precoce têm pior sucesso escolar e acadêmico. Como essas crianças são geralmente baixas e com sobrepeso, elas também podem ter problemas como distúrbios de comportamento antissociais e insegurança. O pediatra também tem um papel importante a desempenhar quando sinais de puberdade precoce são detectados. É dever primário do pediatra iniciar investigações iniciais e acompanhamento, a fim de esclarecer a baixa estatura final e possíveis problemas subjacentes. Alguns casos especiais podem precisar ser encaminhados para o departamento endócrino pediátrico e o tratamento hormonal pode precisar ser iniciado imediatamente em casos de progresso rápido. Demora 3-4 anos para organizar e acompanhar o tratamento.