Seu filho está com um peso saudável?
Seu filho está com um peso saudável? Os pais devem ser meticulosos sobre o crescimento e desenvolvimento das crianças. O equilíbrio peso-altura e o índice de massa corporal indicam o peso saudável do seu filho.
Se você está preocupado com o peso do seu filho
Quando a altura e o peso das crianças são muito diferentes uns dos outros, isso pode causar preocupações aos pais. Para a saúde das crianças, os médicos podem monitorar o peso, a altura e o índice de peso corporal por idade. Esse monitoramento pode ajudar a identificar se há algo sobre a saúde das crianças que precisa ser abordado. De acordo com o índice de massa corporal (IMC), crianças que estão acima de um certo intervalo, i.e. que têm mais gordura do que deveriam ter nessa idade, são definidas como ‘sobrepeso’ (obeso é um termo usado para aqueles que estão muito mais obviamente acima do peso).
Os pais devem monitorar o peso
A avaliação do peso das crianças é muito complexa. Os pais estão frequentemente preocupados com a existência de um problema médico subjacente que pode fazer com que o seu filho seja mais pesado do que os seus pares. Se os pais tiverem essas preocupações, eles devem conversar com seu pediatra. A maneira mais comum de medir o peso de uma criança é comparar os valores da criança com os valores do índice de massa corporal que são normais para idade e sexo.
O índice de massa corporal muda em todas as idades
Embora o IMC seja geralmente usado para adultos, também pode ser usado em crianças. No entanto, é importante manter um gráfico, pois o IMC mudará a cada idade. A avaliação do IMC é apenas o ponto de partida para medir o tamanho do corpo de uma criança. É importante lembrar que existem muitos fatores que contribuem para o peso saudável de uma criança.
Causas de excesso de peso em crianças
As razões mais comuns que levam uma criança a ter um peso acima do IMC para o seu/sua faixa etária podem ser as seguintes:
• Genética • Desequilíbrio energético (nutrição, exercício) • Condições médicas afetadas por fatores como comer quando entediado ou incapacidade de lidar com um hábito familiar
Além da genética, fatores como o que comemos e quais atividades fazemos também influenciam o tipo de corpo. Nem todos os valores percentuais de crianças (curva de crescimento) podem estar no topo quando nascem. De acordo com o valor que eles nasceram, eles seguem essa linha à medida que crescem.
Os pais também são modelos na nutrição
Os pais têm o dever de fornecer aos filhos alimentos nutritivos, independentemente da idade. As crianças geralmente decidem a quantidade desses alimentos que comem. Os pais podem decidir quanto e com que frequência as crianças pequenas comem, mas podem não ser capazes de intervir quando as crianças são um pouco mais velhas. Eles podem ser vistos por seus filhos como modelos para os seus hábitos alimentares. Não se trata apenas da comida escolhida, mas também do consumo dessa comida na família. Por exemplo, pais que estão constantemente preocupados com seu estado nutricional e estão tentando perder peso influenciam o comportamento de seus filhos em relação à comida.