Sinusite em crianças O que é sinusite?
Os seios nasais são cavidades ao redor do nariz, cerca de 8-10 no total, cercadas em quatro lados por osso. A inflamação da membrana mucosa que reveste esses espaços pode causar dor severa. Graças ao desenvolvimento de dispositivos tecnológicos, o tratamento sinusal é tratado com métodos médicos e cirúrgicos e a recuperação é fornecida em pouco tempo. As cavidades sinusais abrem-se para a região chamada “complexo ostiomeatal” no nariz. Esta região é uma das partes mais estreitas do nariz. Também é diretamente afetado por infecções que ocorrem no nariz. Todos os dias, 0,5-1 litro de secreção é produzido nos seios da face. Esta secreção é varrida para os buracos chamados “óstio” por pequenos pêlos chamados “cílios”, que são invisíveis aos olhos na mucosa do seio. A secreção resultante desempenha um papel importante na imunidade do corpo. No entanto, se a porta do seio nasal que se abre para o nariz é fechada devido a um problema no complexo ostiomeatal, a secreção não pode ser expelida e acumula-se no interior. Por esta razão, o movimento dos cílios pára e sinusite ocorre como um ambiente onde os micróbios e vírus podem facilmente se reproduzir.
Causas O que causa sinusite em crianças?
Entre os fatores mais importantes que afetam a formação de sinusite estão; infecções frequentes do trato respiratório superior, curvatura do osso nasal ou cartilagem, carne nasal, tumores na região nasal, canais nasais bloqueados, baixo sistema imunológico, alergias, adenóide, tabagismo ou exposição a ambientes de fumo e poluição do ar têm efeitos muito importantes na formação da sinusite. Especialmente as crianças devem ser mantidas longe de fumar. Depois de fumar, os fatores mais importantes que causam sinusite em crianças são a poluição do ar e o aumento da adenóide. Esta condição, que é vista em todas as idades, pode ocorrer de forma diferente na infância. A adenóide é uma das principais causas de sinusite na infância. Uma vez que interrompe a ventilação do nariz, facilita o crescimento de germes no interior. Por esta razão, adenóides e amígdalas
estão frequentemente inflamadas. Além disso, a sinusite é mais comum em crianças com sistema imunológico fraco. Fatores ambientais também causam sinusite. O frio e a umidade afetam diretamente a doença. Fatores como dormir com o cabelo molhado ou sair, o uso excessivo de gel facilita a formação da sinusite. Nas crianças, o tabagismo, o uso excessivo de perfume e o ar muito seco também estão entre esses fatores.
Sintomas Quais são os sintomas da sinusite em crianças?
Nem toda dor de cabeça deve ser considerada sinusite. As dores de cabeça também podem se desenvolver devido a diferentes causas ou estresse. A sinusite é uma das doenças mais insidiosas que devem ser tratadas o mais rápido possível. Embora as causas da sinusite sejam listadas da seguinte forma, às vezes só podem ser diagnosticadas por exame.
• Gripe ou resfriado prolongado • Uma dor latejante ao redor dos olhos e rosto que não vai embora • Sensação de pressão nos olhos • Congestão nasal • Secreção nasal • Corrimento amarelo-verde do nariz e das passagens nasais • Dor de garganta • Mau hálito, deterioração do cheiro e sabor • Febre leve • Fadiga e dificuldades de adaptação • Tosse persistente que não desaparece por muito tempo • Perda de apetite, tosse, náuseas e vômitos
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos diagnósticos da sinusite em crianças?
Para o diagnóstico da doença, o médico primeiro ouve a história do paciente. Em adultos, com a ajuda do dispositivo de endoscopia, verifica-se se a secreção do seio é inflamatória ou alérgica. No entanto, não é possível aplicar tanto endoscopia quanto tomografia computadorizada em crianças.
Como a anestesia é necessária para que as crianças fiquem paradas, essas ferramentas de diagnóstico não são preferidas. Os métodos de imagem tais como a tomografia
computadorizada do seio podem ser mais preferidos em crianças. O diagnóstico de sinusite é baseado em queixas, corrimento nasal e intensidade do corrimento nasal. A sinusite é dividida em vários tipos de acordo com a frequência de ocorrência e recuperação. O tipo que cura em quatro semanas a partir do início é chamado de “sinusite aguda” e o tipo que cura em 4-12 semanas é chamado de “sinusite subaguda”. Aqueles que curam em um período mais longo de tempo são definidos como “sinusite crônica.”
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para sinusite em crianças?
Devido à sua localização, os seios paranasais são adjacentes a estruturas importantes, como o olho, nervos ópticos, grandes vasos, cérebro e glândula pituitária. Os métodos cirúrgicos aplicados para o tratamento da sinusite nessas cavidades, cercadas por ossos muito finos, também apresentam risco de danificar essas estruturas. No método definido como cirurgia de navegação, o cirurgião vê todos os procedimentos realizados passo a passo e em qual área eles estão localizados e reconhece instantaneamente quando ocorre um problema inesperado. Para a cirurgia da sinusite, 13 – 14 anos de idade e mais tarde são preferidos em crianças. Não é recomendado realizar a cirurgia em uma idade muito jovem devido à conclusão do desenvolvimento facial em crianças e às estruturas estreitas e pequenas no nariz. A cirurgia de sinusite deve ser realizada com cuidado e limitada, pois está próxima dos olhos e nervos. Nos casos em que a anatomia é difícil, como o rosto, dispositivos de orientação, como TC de navegação, podem ser usados.