Stem Cell – Coleção de medula óssea
Stem Cell – Coleção de medula óssea Para determinar se o doador voluntário tem uma condição que impede o transplante, um histórico médico é feito e um exame físico é realizado. Exames de hemograma, sangramento, fígado e rim, testes de função e microbiologia são realizados para determinar algumas doenças anteriores. São realizadas radiografias torácicas e eletrocardiograma. Se as células-tronco forem coletadas do sangue periférico, a opinião do anestesiologista não é necessária. Em doenças como a anemia aplástica, pode ser necessário recolher células estaminais da medula óssea. Neste caso, o doador receberá anestesia geral e deverá ser avaliado pelo departamento de anestesia. Este processo é feito em 1-2 dias após todos os exames e consultas necessárias são concluídas.
A coleta de medula óssea do doador é realizada na sala de cirurgia.
Agulhas especiais são inseridas logo acima do osso do quadril para remover as células sanguíneas da medula óssea. Este sangue, que é equivalente a cerca de uma unidade de sangue, é levado para o laboratório para separação e purificação das células-tronco. Neste procedimento, a dor semelhante à dor muscular pode ocorrer após a coleta, mas é controlada com analgésicos simples e resolve em pouco tempo. O doador recebe alta no mesmo dia após o procedimento de coleta. Após o procedimento, as células-tronco são contadas em laboratório para determinar quantos deles são viáveis e se eles são adequados para o receptor. Se assim for, os preparativos são feitos para o transplante. A medula óssea do doador começa a reproduzir- se por si mesma.
Coleção de células-tronco por sangue (aférese)
A aférese é frequentemente o método preferido de coleta de células-tronco. Na aférese, o sangue é retirado de uma veia grande no braço ou de um cateter venoso central (um tubo flexível inserido em uma grande veia na região do pescoço, peito ou virilha). Para coletar células-tronco do sangue periférico, as células-tronco da medula óssea devem primeiro ser liberadas no sangue periférico. Para isso, um medicamento chamado G-CSF é administrado. G-CSF pode ser administrado no hospital ou em regime ambulatorial. O hemograma e a contagem de células-tronco são determinados 4 dias após o início do medicamento. Depois de se certificar de que células estaminais suficientes podem ser coletadas em linha com os resultados, as células estaminais são coletados por aférese.
Se não puder ser coletado em uma sessão, a coleção pode ser repetida no dia seguinte. Durante a aférese, a pessoa não sente dor ou dor e pode retornar à sua vida diária em pouco tempo após a coleta de sangue. As células estaminais recolhidas são congeladas por métodos de congelamento programados ou mecânicos, adicionando alguns conservantes em condições estéreis e armazenadas em congeladores -80 ou tanques de azoto.
Efeitos colaterais usuais da aférese
Você pode sentir tonturas leves, calafrios, dormência ao redor dos lábios, cãibras e formigamento nas mãos e nos pés. A maioria destes efeitos secundários é causada por uma diminuição no cálcio do sangue durante o procedimento. O anticoagulante (anticoagulante) usado no dispositivo para evitar que a coagulação do sangue se ligue ao cálcio. Stem Cell – Coleção de
O procedimento de aférese leva entre 4-6 horas todos os dias
O número de dias para a coleta de células-tronco depende do número de células a serem coletadas a cada dia. O número de dias necessários para a coleta não é o mesmo para cada pessoa. Em resumo, a doação de células-tronco, seja da medula óssea ou do sangue, é um procedimento fácil e de baixo esforço. Após estes procedimentos, o corpo regenera-se em muito pouco tempo e continua a produzir células estaminais. Quando um grande número de pessoas decide se tornar doadores de células-tronco, aumenta a probabilidade de encontrar uma célula-tronco adequada para um paciente que procura células-tronco para transplante.
Colheita de células estaminais do sangue do cordão umbilical
O sangue do cordão umbilical é rico em células estaminais e ainda é uma opção de tratamento valiosa para muitas doenças graves. Portanto, armazená-lo pode fornecer benefícios importantes não só para você, mas também para a saúde pública. O sangue do cordão umbilical é o sangue deixado pela placenta após o nascimento do bebê. O sangue do cordão umbilical é coletado assim que o bebê nasce, nos primeiros 10 minutos após o corte do cordão. Quando este sangue não é coletado, ele é descartado junto com a placenta. A coleta de sangue do cordão umbilical não afeta o procedimento normal de parto ou o bebê de forma alguma. A coleta de sangue do cordão umbilical é realizada pelo atendente médico. O sangue do cordão umbilical pode ser coletado em ambas as seções normais e cesariana.
O sangue do cordão umbilical é enviado para o laboratório dentro de 26 horas, processado com métodos especiais, congelado sob condições apropriadas e armazenado em um tanque de nitrogênio vaporizado no Banco de Sangue do Cordão. Estas valiosas células estaminais congeladas podem ser descongeladas e usadas no tratamento quando necessário. Stem Cell – Coleção de