Terapia com células-tronco para dor lombar
Terapia com células-tronco para dor lombar Além de métodos como fisioterapia para dor lombar, a terapia com células-tronco também é aplicada. É possível se livrar da dor usando as próprias células.
Como aplicar células-tronco para dor lombar?
A célula estaminal, que traz facilidades importantes do tratamento ao mundo médico em muitas áreas onde é usada, é usada igualmente para a dor lombar. A degeneração discal está subjacente a todos os fatores de dor lombar vistos em 60% dos adultos. O problema pode reaparecer após alguns métodos de tratamento usados para resolver o problema, mas não há necessidade de repetição no tratamento com células-tronco. Porque este método vai para a raiz do problema e repara a degeneração do disco. O fator mais importante na eficácia do tratamento é que as células-tronco retiradas da pessoa reparam a degeneração do disco, que é a principal causa de dor lombar, ou seja, eliminam a principal fonte do problema. Prof. Dr. Suleyman Ozyal em, especialista em algologia no Hospital Acibadem Altunizade e Assoc. O Dr. Kamer Dere, especialista em algologia no Hospital Acibadem Maslak explicou a terapia com células-tronco usada para dor lombar.
O que causa dor lombar?
A degeneração do disco, que é causada por vários fatores, como o avanço da idade, trauma, excesso de peso e falta de movimento, significa que a cartilagem que atua como uma suspensão entre as vértebras se desgasta. Devido à degeneração do disco, o número de células vivas no disco diminui, o teor de água diminui, a flexibilidade diminui e ocorrem rasgos. Como resultado, problemas como hérnia de disco, degeneração articular facetada e desalinhamentos da coluna vertebral, que causam dor na região lombar, se desenvolvem reduzindo significativamente a qualidade de vida.
Como aliviar a dor lombar?
Anteriormente, como não havia método de tratamento para reparar a degeneração do disco, que é a principal fonte de dor lombar, soluções temporárias para a dor foram fornecidas, o que levou a vários problemas. Por exemplo, se uma hérnia de disco se desenvolver, ela é tratada com medicação, fisioterapia ou cirurgia. No entanto, à medida que a degeneração do disco, que é a fonte do problema, continua, a hérnia pode ocorrer novamente ao longo do tempo, resultando em uma recorrência do problema de dor. A dor lombar requer tratamento de longo prazo. Portanto, tanto a reexposição à dor quanto a reviver esse processo seria cansativo para a pessoa. Pelo contrário, uma vez que a degeneração do disco, que é a principal causa de dor lombar, é reparada com células-tronco, o risco de a dor se desenvolver novamente no futuro é evitado.
Células-tronco autólogas para dor lombar
A transferência de células-tronco autólogas é recomendada para pessoas que sofrem de dor lombar. Em um estudo de acompanhamento de 1 ano sobre terapia com células-tronco para dor lombar nos EUA, resultados encorajadores foram obtidos e continuam a ser obtidos. Como resultado deste estudo, houve uma diminuição significativa nos escores de dor e um aumento significativo na qualidade de vida. Estes resultados dão pistas de que este método será o método preferido para pessoas adequadas no futuro. Após os resultados bem-sucedidos, o método foi aplicado na Turquia desde o início de 2017.
Células estaminais na gordura da barriga usadas para tratar a dor lombar
No tratamento de ‘transplante de células-tronco’, que é realizado na sala de cirurgia sob a orientação de um aparelho de raios X chamado scopy, gordura da barriga, onde as células são mais abundantes, é utilizada. Com um pequeno procedimento de lipoaspiração, as células adiposas retiradas da área do umbigo são injetadas no disco problemático após procedimentos especiais. O paciente é liberado no mesmo dia e começa a retornar a sua/sua vida diária no 4º dia. As células estaminais proporcionam regeneração e reparação dentro do disco problemático num período de 6-8 semanas e reparam em grande medida as rupturas anulares e a degeneração dos discos. As células da própria pessoa são usadas. Como nenhuma substância estranha é introduzida no corpo, não há reação alérgica.
Quem é elegível para terapia com células-tronco para dor lombar?
A terapia com células-tronco nunca deve ser aplicada em casos que exijam cirurgia. Como o nervo está sob compressão em pessoas que necessitam de cirurgia, é necessário eliminar essa compressão nervosa o mais rápido possível com a cirurgia. Portanto, o tempo não deve ser perdido com outros tratamentos. Quando a medicação e a fisioterapia não produzem resultados na dor lombar, recomenda-se a transferência de células-tronco. As pessoas que são adequadas para este método são aquelas que têm apenas dor lombar e cuja degeneração do disco é detectada em exames de ressonância magnética lombar.