Varicela A
Varicela A varicela é uma doença infecciosa causada pelo vírus da varicela zoster (VZV) que causa erupções cutâneas e é frequentemente vista na infância. Como pode ser transmitida muito facilmente por via aérea e de contato, a vacinação é de grande importância como medida preventiva. Adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença também estão em risco. A varicela é um dos vírus mais imunossupressores. Embora seja geralmente uma doença leve, pode ser grave em pessoas imunocomprometidas e adultos. Pode causar encefalite (inflamação do tecido cerebral) e pneumonia. A varicela também é um risco para mulheres grávidas. Isso ocorre porque pode causar defeitos congênitos no bebê a nascer. Sintomas preliminares, como febre e mal-estar, começam 2 a 3 semanas após a infecção por catapora. Depois, erupções cutâneas com coceira aparecem. A doença desaparece por conta própria depois de um tempo ou pode ser controlada com medicação antiviral por recomendação do médico. No entanto, as feridas não devem ser arranhadas ou infectadas para evitar cicatrizes na pele.
Como é que é transmitida?
Nos estágios iniciais da doença, a infecção por catapora é transmitida pela tosse e gotículas no ar. Depois que as erupções cutâneas aparecem, o contato com essas feridas também pode causar infecção. As pessoas que nunca tiveram a doença e não foram vacinadas são facilmente infecciosas.
Causas
Um dos membros da família do vírus da herpes, Varicella Zoster (VZV), também conhecido como Herpes Zoster, é o agente causador da varicela. Este vírus também causa telhas. Quando você tem varicela, alguns dos vírus permanecem inativos nos gânglios nervosos (células) e, em qualquer momento posterior, especialmente na velhice ou quando a imunidade é baixa, eles podem ser ativados para causar infecção no local de distribuição nervosa. Até 15% das pessoas que tiveram varicela terão herpes zóster em algum momento de suas vidas.
Sintomas A infecção por varicela
ocorre 10 a 21 dias após a exposição ao vírus e dura cerca de 5 a
10 dias. Nos primeiros dias, você pode ter uma erupção cutânea na pele. Um a dois dias antes da erupção cutânea, há uma febre leve, corrimento nasal, fraqueza e perda de apetite. A erupção começa no tronco e depois se espalha para a cabeça e os pés. A febre dura de 1 a 4 dias. A erupção cutânea aparece primeiro em pequenas manchas e depois se transforma em bolhas, seguidas de crostas. A maioria das pessoas que tem varicela tem uma doença leve. No entanto, em alguns casos a doença pode levar a doenças graves, como pneumonia e inflamação do cérebro e meninges. É raro que a doença cause morte.
O que devo fazer para evitar cicatrizes com varicela?
Na varicela, as lesões passam sem cicatrizes. Se a criança arranhar as lesões e os germes entre as unhas fizerem com que a lesão fique inflamada, essas lesões infectadas podem deixar cicatrizes. Corte as unhas do seu filho e use luvas à noite, se necessário. Consulte o seu médico sobre medicamentos antipiréticos e anti-coceira.
Métodos de diagnóstico
A varicela é diagnosticada por exame laboratorial de um cotonete retirado da erupção cutânea e uma amostra de sangue.
Métodos de tratamento
Em crianças saudáveis, a varicela não requer tratamento. O médico pode prescrever anti- histamínicos para reduzir a febre e aliviar a coceira. Na maioria das vezes, no entanto, espera-se que a doença melhore sozinha. Os medicamentos antivirais podem ser usados em crianças com risco de contrair doenças associadas à varicela. Estes medicamentos podem reduzir a gravidade da doença quando administrados nas primeiras 24 horas após o aparecimento da erupção cutânea. Crianças ou adultos com varicela não devem receber medicamentos semelhantes à aspirina. Esses medicamentos podem causar inflamação no cérebro. Se antipiréticos devem ser administrados, eles devem ser dados por recomendação do médico. Varicela A
Quando é administrada a vacina contra a varicela?
Em nosso país, a vacina contra a varicela é administrada no final do 12º mês. Esta vacina fornece 90 por cento de imunidade à doença. As pessoas que já tiveram
varicela também são imunizadas contra a doença. Varicela A
Coisas para se ter cuidado
• O principal método de proteção é a vacinação e o cronograma de vacinação de rotina
deve ser seguido. Também é recomendado para pessoas de alto risco, incluindo profissionais de saúde, pessoas que vivem ou trabalham com crianças pequenas, mulheres que planejam ter filhos e pessoas que vivem com pessoas imunocomprometidas.
• Como com qualquer infecção viral, é importante lavar as mãos, ficar longe de pessoas doentes e evitar ambientes fechados.
• As pessoas que têm catapora não devem ir a jardins de infância e escolas para evitar a transmissão desde o início das erupções cutâneas até que a erupção seca.
• As pessoas com catapora devem cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e não compartilhar os mesmos objetos com os outros.
• A erupção cutânea não deve ser arranhada para evitar infecções. Corte as unhas do seu filho e faça-o usar luvas à noite, se necessário.