Vitamina A O que é a vitamina A?
Vitamina A O que é a vitamina A? A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que é armazenada no fígado. Existem 2 tipos de vitamina A encontrados nos alimentos. A primeira é a vitamina pré-fabricada A. Também é conhecida como retinol e é um tipo ativo de vitamina A. Ela é encontrada em alimentos de origem animal, como carne, peixe, aves, leite integral e produtos lácteos. O segundo tipo de vitamina A é conhecido como provitamina A e é encontrado em alimentos à base de plantas, como frutas e legumes. O segundo tipo também é chamado de carotenóides e estes são os pigmentos que dão aos alimentos sua cor escura. Este tipo pode ser convertido em uma forma ativa de vitamina A. Existem mais de 500 carotenóides conhecidos. O tipo mais comum de provitamina A é chamado beta-caroteno. As vitaminas são nutrientes essenciais que geralmente não são produzidos pelo organismo ou podem ser produzidos em quantidades insuficientes para evitar consequências adversas à saúde ou doenças. Portanto, é necessário fornecer vitaminas ao corpo através de uma nutrição adequada e somente quando clinicamente necessário por meio de suplementos vitamínicos. A vitamina A também está disponível em cápsulas e em produtos vendidos como suplementos dietéticos. É frequentemente adicionado a suplementos como acetato de retinilo ou palmitato de retinilo (vitamina A pré-formada), beta-caroteno (provitamina A) ou uma combinação dos dois.
Quais são os benefícios da vitamina A?
• A vitamina A ajuda a construir e manter dentes, ossos, tecidos moles, membranas
mucosas e estruturas da pele saudáveis. Produz pigmentos que dão cor à retina do olho.
• A vitamina A promove uma boa visão, especialmente em condições de pouca luz. Também desempenha um papel importante na gravidez saudável e na amamentação pós-gravidez.
• As vitaminas beta-caroteno tipo A são antioxidantes. Os antioxidantes protegem as células dos danos causados por substâncias chamadas radicais livres.
• Os radicais livres são conhecidos por contribuir para algumas doenças crônicas e de longa duração e desempenham um papel no envelhecimento. O consumo de fontes alimentares contendo beta-caroteno pode reduzir o risco de câncer. No entanto, os suplementos que contêm beta-caroteno não demonstraram reduzir o risco de câncer.
Deficiência de vitamina A
Quando o corpo é deficiente em vitamina A, vários problemas oculares e de visão podem ocorrer. Estes problemas incluem cegueira noturna corrigível e xeroftalmia, que é um dano corneano irreversível. A deficiência de vitamina A também pode levar à hiperqueratose ou pele seca e escamosa.
Excesso de vitamina A
Excesso de vitamina A também pode causar doenças. Altas doses de vitamina A podem causar defeitos congênitos. A intoxicação aguda por vitamina A geralmente ocorre quando um indivíduo toma várias centenas de milhares de UI, ou unidades internacionais de vitamina A. Pode ocorrer intoxicação crônica por vitamina A em adultos que tomam regularmente mais de 25.000 UI por dia. Bebês e crianças são mais sensíveis à vitamina A. Eles também podem ficar doentes depois de tomar doses menores de vitamina A ou produtos que contêm vitamina A, como o retinol. Grandes quantidades de beta-caroteno não costumam fazer as pessoas ficarem doentes. No entanto, altas quantidades de beta-caroteno podem tornar a cor da pele amarela ou laranja. A cor da pele volta ao normal quando o consumo de beta-caroteno é reduzido.
Quais alimentos contêm vitamina A?
Como existem 2 tipos de vitamina A, as fontes de vitamina A podem ser divididas em duas categorias.
• A vitamina A pré-formada é derivada de alimentos de origem animal, como trutas, queijo feta, fígado, cavala, óleo de fígado de bacalhau, salmão, fígado de frango, manteiga, gema de ovo, leite gordo, queijo, creme, rim, halibute e óleo de peixe.
• Provitamina A é abundante em abóbora, brócolis, cenouras, espinafre, couve-de-leão, pimentão vermelho, repolho, salsa, acelga, couve de Bruxelas, batata doce, frutas amarelas como laranjas e vegetais folhosos verdes escuros.Vitamina A O que é a vitamina A?
Quanto mais escura a cor do vegetal ou da fruta, mais beta-caroteno ele contém. As fontes vegetais de beta-caroteno são livres de gordura e colesterol. Se essas fontes são comidas com gordura, a absorção de vitamina A delas é aumentada. A melhor maneira de obter a necessidade diária do corpo para outras vitaminas importantes, incluindo vitamina A, é comer uma grande variedade de frutas, legumes, laticínios fortificados, leguminosas como feijão seco, lentilhas e grãos integrais.